Sábado, 19 de julho de 2025
APOIE
Menu

Após tomar posse na presidência da Argentina e discursar aos cidadãos argentinos, Javier Milei passou a receber chefes de Estado e delegações estrangeiras que foram até Buenos Aires na formalização de seu governo. 

Por volta das 14h30, na Casa Rosada, sede da Presidência Argentina, Milei recebeu o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, enviado pelo presidente Lula para o evento de posse no país vizinho

O Ministro Mauro Vieira presentou os cumprimentos do governo brasileiro ao novo presidente da Argentina, Javier Milei, na Casa Rosada, durante as festividades de posse. Durante a saudação, reiteraram o interesse mútuo no fortalecimento da relação bilateral”, informou o Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Após tensões diplomáticas e ataques a presidente Lula, governo brasileiro enviou Mauro Vieira para prestigiar evento que formaliza novo mandato na Argentina

Itamaraty Brasil/Twitter

Chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e novo presidente da Argentina, Javier Milei

Viera foi designado pelo presidente Lula para estar presente na posse de Milei após uma sequência de desentendimentos diplomáticos causados por falas do argentino sobre o mandatário brasileiro. 

Durante a campanha eleitoral do novo presidente, Lula foi alvo de duras críticas e declarações, sendo chamado de “corrupto” e acusado de interferir nas eleições argentinas para beneficiar seu então candidato rival, Sergio Massa.  

Milei ainda ameaçou cortar integralmente as relações diplomáticas com o Brasil.

A situação ficou ainda mais delicada quando apenas um dia após sua vitória, em 20 de novembro, Milei convidou o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (2018-2022) para o evento. 
No entanto, em uma tendência de mudança de tom com Lula, Milei passou a discursar de forma mais diplomática sobre o brasileiro e enviou sua ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, a Brasília para entregar um convite assinado para que Lula comparecesse à posse

(*) Com Ansa