Chanceleres de Brasil e Rússia fazem nova reunião sobre acordo de paz para Ucrânia
Chefe do Itamaraty, Mauro Vieira teve encontro bilateral com seu homólogo russo Sergei Lavrov durante cúpula de ministros de Relações Exteriores do Brics
Os chanceleres do Brasil, Mauro Vieira, e da Rússia, Sergei Lavrov, tiveram uma reunião bilateral nesta sexta-feira (02/06), na África do Sul. O encontro aconteceu durante a cúpula dos ministros de Relações Exteriores dos países do Brics (bloco que também inclui Índia e China), na Cidade do Cabo.
Este é o segundo encontro entre Vieira e Lavrov em 2023. O chanceler russo visitou Brasília em abril, ocasião em que também se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e entregou a ele um convite de Vladimir Putin para que o visite em Moscou.
Como no evento anterior, a principal pauta foi a proposta brasileira para mediação de um diálogo entre Rússia e Ucrânia, visando um acordo de paz que coloque fim à guerra entre os dois países.
Segundo o site russo Sputnik News, a delegação do Kremlin expressou sua satisfação pelo que considerou como “esforços do Brasil em encontrar uma solução para a situação da Ucrânia”.
Reprodução/ @ItamaratyGovBr
Mauro Vieira e Sergei Lavrov se encontraram na Cúpula de Chanceleres do Brics, na Cidade do Cabo, África do Sul
Também se discutiram temas relacionados às relações comerciais entre os países e sua interação em diferentes organismos internacionais, como o G20 e o Conselho de Segurança das Nações Unidas – incluindo a campanha brasileira por um assento permanente nessa instância.
Rússia reforça relações com a África
A presença de Lavrov na África do Sul encerra sua terceira turnê por esse continente em 2023, que também passou por Quênia e Somália.
Na primeira viagem, em janeiro, o chanceler russo visitou Eritreia, Angola e Eswatini, na segunda, em março, passou por Mali, Mauritânia e Sudão.
A sequência de viagens faz parte de uma estratégia de Moscou para se aproximar dos países do continente africano e terá como ponto chave a Cúpula Rússia-África, que acontecerá entre 26 e 29 de julho, na cidade russa de São Petersburgo, e para a qual Lavrov tem levado pessoalmente os convites aos presidentes interessados em participar.
(*) Com informações de Sputnik News e TeleSur