A embaixada da França no Brasil publicou uma nota nesta sexta-feira (07/02) rebatendo o documento elaborado pela a cúpula militar brasileira que coloca o país europeu como uma das ameaças para os próximos 20 anos.
“Forças armadas de todos os países realizam frequentemente esse tipo de exercício de análise de cenários. Entretanto, nós saudamos a imaginação sem limites dos autores desse relatório”, diz a nota divulgada pela representação diplomática francesa.
Em um dos cenários descritos no documento sigiloso chamado Cenários da Defesa 2040, ao qual o jornal Folha de São Paulo teve acesso, a França formalizaria em 2035 um “pedido de intervenção das Nações Unidas na Região Ianomâmi” na Amazônia.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
Ainda segundo o documento dos militares brasileiros, isso provocaria uma mobilização das Forças Armadas francesas na fronteira da Guiana com o Brasil.
Outros conjecturas feitas pelo documento brasileiro envolviam instalações de bases norte-americanas em território nacional e um ataque biológico com coronavírus durante a edição do Rock in Rio do ano 2039.
— France au Brésil (@franceaubresil) February 7, 2020
Wikicommons
Governo francês foi alvo de ataques diplomáticos do governo do presidente Jair Bolsonaro
Em sua resposta, a embaixada da França lembrou que “o Brasil é o nosso principal parceiro estratégico na América Latina e que a França conserva, há décadas, relações de cooperação diárias, estreitas e amigáveis com as Forças Armadas brasileiras”.
Além disso, como citado pela Folha de São Paulo, a França possui uma parceria militar sólida com o Brasil, que inclui produção de helicópteros e submarinos.
O governo francês foi alvo de ataques diplomáticos do governo do presidente Jair Bolsonaro após ser um dos primeiros países a se posicionar abertamente contra a política ambiental que tem sido adotada na atual gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte Macron, chegaram a ser alvos de ofensas pessoais por parte do presidente.
*Com reportagem de Lucas Rocha na Fórum