O Itamaraty anunciou nesta quinta-feira (11/05) que concedeu o agrément ao diplomata ucraniano Andrii Melnyk, para que ele possa exercer oficialmente como embaixador extraordinário e plenipotenciário da Ucrânia no Brasil.
O caráter “extraordinário” do título significa que Melnyk não precisa estar permanentemente em Brasília para exercer sua função, já que também é vice-ministro de Relações Exteriores da Ucrânia.
Aliás, Melnyk tampouco estava no Brasil quando recebeu a autorização do governo brasileiro.
Nesta quinta, ele participou da reunião protagonizada por Celso Amorim, assessor especial do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, e pelo presidente ucraniano Volodimir Zelenski, em Kiev.
Twitter Andrii Melnyk
Novo embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk foi um dos anfitriões da visita de Celso Amorim a Kiev, nesta quinta-feira (11/05)
A visita de Amorim à capital ucraniana e a autorização ao novo embaixador extraordinário do país europeu dois gestos com os quais o Brasil tenta se aproximar do governo ucraniano.
Em vários discursos, o presidente Lula tem ressaltado que o Brasil pretende promover iniciativas para buscar um acordo de paz entre o Ucrânia e Rússia, países vizinhos que estão em guerra desde fevereiro de 2022.
Antes de visitar a Ucrânia, Amorim também esteve em Moscou, no início do mês de abril. O próprio presidente Lula afirmou que pretende viajar à capital russa, mas essa agenda ainda não tem uma data definida.