O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou uma carta ao seu homólogo Vladimir Putin felicitando o líder russo por sua vitória nas eleições presidenciais do último domingo (17/03).
O envio da carta foi confirmado ao portal Metrópoles pelo ex-chanceler e assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim.
A mídia menciona assim que Lula retribuiu o gesto feito por Putin em 2022. Na ocasião, o presidente da Rússia parabenizou o atual presidente pela sua eleição, em nota publicada pelo Kremlin.
A última vez que os líderes se falaram foi em outubro do ano passado. Na conversa telefônica, os dois mandatários falaram sobre os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza.
Em fevereiro deste ano, o Palácio do Planalto confirmou que Lula vai à cúpula do BRICS em outubro deste ano em Moscou.
Putin foi reeleito com 87,28% dos votos, dez pontos percentuais a mais que em 2018. Segundo a Comissão Eleitoral Central da Rússia, 77,44% da população compareceu às urnas.
Mauro Vieira comentou eleições russas
Antes da mensagem oficial de Lula a Putin, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que as eleições na Rússia aconteceram em um clima de “tranquilidade”, mas não parabenizou o russo pela disputa.
“Eu recebi a notícia do resultado da reeleição do presidente Putin. Não tive ocasião de examinar e ver todos os detalhes. Sei que havia observadores internacionais de muitas entidades e de mais de 30 países”, disse o chanceler, em entrevista à CBN.
“Espero receber mais informações, mas creio que foi uma eleição que transcorreu em um clima de tranquilidade doméstica, pelo que fui informado até agora”, declarou o ministro.
(*) Com Sputnik