O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, embarca nesta quarta-feira (28/02) para a Guiana, primeiro destino de uma viagem pelo Caribe, em meio à crise referente ao território de Essequibo do país com a Venezuela.
O mandatário deve pronunciar um discurso hoje na 46ª cúpula de chefes de governo da Comunidade do Caribe (Caricom), em Georgetown. Além disso, segundo a agenda oficial do Palácio do Planalto, também participará de encontro trilateral Brasil-Guiana-Suriname e terá uma reunião com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.
Lula ainda deve se encontrar com o presidente guianês, Irfaan Ali, no contexto da crise com a Venezuela pelo controle de Essequibo, região com grandes reservas de petróleo e minerais.
Flickr/Palácio do Planalto
Lula deve se encontrar com presidente guianês, Irfaan Ali, e venezuelano, Nicolás Maduro
Na próxima quinta-feira (29/02), o mandatário viaja para Kingston, em São Vicente e Granadinas, onde participará da abertura da 8ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Em Kingston, Lula deve se reunir com seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, para tratar sobre a tensão com a Guiana e as eleições presidenciais previstas para este ano no país vizinho, que já foram temas de um encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Brasília.
(*) Com Ansa