México e Estados Unidos anunciam criação de plano conjunto para tentar controlar nova onda migratória
Países tentam costurar ‘política de boa vizinhança’ ao retardar aumento de migrantes que cruzam fronteira entre os territórios; em dezembro, cerca de 10 mil travessias ‘ilegais’ por dia foram contabilizadas, segundo autoridades locais
O secretário de Estado, Antony Blinken, esteve reunido nesta quarta-feira (27/12) durante cerca de duas horas com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador. O objetivo era criar um plano para retardar o aumento de migrantes cruzando a fronteira comum dos dois países. Somente em dezembro, as autoridades da fronteira contabilizaram cerca de 10 mil travessias ilegais por dia.
O presidente mexicano garantiu que foram alcançados “acordos importantes”. Por meio de suas redes sociais, o presidente disse que foram discutidas questões de cooperação econômica, segurança e migração. “Agora, mais do que nunca, uma política de boa vizinhança é essencial”, escreveu.
O representante dos Estados Unidos também utilizou a rede social X, antigo Twitter, para comentar a reunião. Ele disse que ambos países estão “empenhados em estabelecer parcerias para enfrentar os desafios comuns, incluindo a gestão da migração irregular sem precedentes na região, a reabertura dos principais portos de entrada e o combate ao fentanil ilícito e outras drogas sintéticas”, comentou.
Flickr
Autoridades do México e dos EUA se reúnem para alcançar acordos, entre eles, o plano de retardar aumento de travessias ‘ilegais’
A chanceler mexicana, Alicia Bárcenaga, classificou a reunião como “excelente” e disse que o encontro reafirmou a “amizade, compromisso e trabalho conjunto” e assegurou que um dos acordos é a criação de um grupo de trabalho para resolver o fenômeno migratório.
Níveis recordes de migrantes
A reunião acontece num momento em que o número de pessoas cruzando a fronteira ilegalmente atinge níveis recordes. Em 2023, mais de meio milhão de migrantes, muitos deles fugindo do crime, da pobreza e de conflitos regionais, cruzaram a selva de Darien Gap para a América Central. Isso é o dobro do número de pessoas que tentaram a jornada em 2022.
Houve um aumento também no número de detidos na fronteira, pressionado a Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras a fecharam brevemente duas passagens ferroviárias com o México no último dia 18 de dezembro.