Quarta-feira, 11 de junho de 2025
APOIE
Menu

O presidente do Irã, Seyed Ebrahim Raisi, chegou a Cuba na noite desta quarta-feira (14/06), encerrando sua primeira viagem diplomática pela América Latina, que também incluiu visitas na Venezuela e Nicarágua.

Ao chegar ao Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, o presidente iraniano foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez.

A chancelaria do país caribenho indicou que Ebrahim Raisi manterá reuniões com autoridades locais. Também é esperado que o mandatário participe de um fórum empresarial e uma homenagem nesta quinta-feira (15/06) diante do monumento ao herói da independência cubana, José Martí, localizado na Plaza de la Revolución, na capital do país. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Irã e Cuba mantêm relações bilaterais há mais de 40 anos, desde seu restabelecimento em 8 de agosto de 1979.

Países mantêm relações bilaterais há mais de 40 anos, laços são marca  dos líderes Fidel Castro e Ayatollah Khomeini

Twitter/Bruno Rodríguez P

Reunião entre presidente do Irã, Seyed Ebrahim Raisi, e ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez.

Os laços entre os dois países são marca dos líderes históricos de Cuba e do Irã, Fidel Castro e Ayatollah Khomeini, respectivamente.

Em mais de quatro décadas de diplomacia, Havana e Teerã assinaram e consolidaram vários acordos bilaterais em áreas como transferência de produtos biotecnológicos, nanotecnologia, indústria farmacêutica, e segurança alimenta.

Durante sua viagem pela Améria Latina, Raisi visitou também a Venezuela onde assinou 25 acordos estratégicos de cooperação bilateral. Enquanto esteve em Manágua, acordou com seu homólogo nicaraguense três memorandos básicos, que incluem a criação de uma comissão mista intergovernamental para a cooperação econômica e comercial e o intercâmbio científico-técnico entre os dois países.

(*) Com TeleSUR