A delegação da Rússia no Conselho de Segurança das Nações Unidas apresentou nesta quarta (27/02) um projeto de resolução de insta a “defender e respeitar a soberania” da Venezuela.
Segundo o porta-voz Fiodor Strzhizhovski, a iniciativa de Moscou foi pensada para “defender a independência e a soberania” da nação sul-americana, assim como usar o Mecanismo de Montevidéu para alcançar uma solução para a situação política da Venezuela.
O projeto foi apresentado após os EUA sugerirem uma resolução que pedia a realização de novas eleições presidenciais, desconhecendo as realizadas no dia 20 de maio de 2018, nas quais Nicolás Maduro foi reeleito presidente com 67% dos votos.
A representação diplomática da Rússia manifestou seu respaldo a uma solução pacífica, tal como prevê o Mecanismo de Montevidéu, que também conta com o apoio de vários países latino-americanos e caribenhos.
Este mecanismo prevê quatro etapas para atender à situação política atual da Venezuela: um diálogo imediato entre as partes, o processo de negociação, a redação de um acordo e a sua implementação.
NULL
NULL