Atualizada às 17h51
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (19/07) que a fome no Brasil “é uma grande mentira” pois, segundo o mandatário, não existem pessoas “com físico esquelético” nas ruas do país.
Em entrevista coletiva a jornalistas de periódicos estrangeiros, Bolsonaro disse que o Brasil é “rico para praticamente qualquer plantio” e que por isso “passar fome no Brasil é uma grande mentira”. “passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países do mundo”.
O presidente ainda chamou de “populista” o discurso de políticos que combatem a fome no país e afirmou que a solução para o problema alimentar seria “facilitar a vida do empreendedor, de quem quer produzir, e não fazer esse discurso voltado para a massa da população”.
Marcos Corrêa/PR
Bolsonaro diz que fome no Brasil ‘é uma grande mentira’
“Esses políticos que criticaram a questão da fome no Brasil, no meu entender, tem que se preocupar, estudar um pouco mais as consequências disso daí. Eu estive em Israel. Lá, a precipitação pluviométrica é menor que do sertão nordestino. Eles conseguem não só garantir sua segurança alimentar, como exportar parte para a Europa. falar que se passa fome no Brasil é discurso populista, tentando ganhar simpatia popular, nada além disso”, afirmou. Com a repercussão negativa, o presidente voltou atrás e disse que “uma pequena parte passa fome”.
Segundo o Índice Global da Fome, divulgado no ano passado, o Brasil caiu 13 colocações no ranking, ficando em 31º lugar entre 119 países. No de 2017, o país figurava entre os que conseguiram diminuir a fome em mais de 50% na década de 2000.