Um atentado a bomba deixou ao menos 50 mortos na Nigéria nesta terça-feira (21/11). O ataque ocorreu em uma mesquita localizada na cidade de Mubi (nordeste do país), segundo informações de autoridades policiais da região.
Testemunhas relataram que a ação possivelmente foi cometida por uma criança ou por um adolescente, já que o autor aparentava ser “muito jovem”. O terrorista entrou na mesquita durante as orações da manhã.
Mubi fica no Estado de Adamawa, que já foi controlado pelo Boko Haram, expulso da região em 2015. Autoridades do país suspeitam que o atentado tenha ocorrido por ação do grupo.
Wikimedia Commons
Autoridades militares nigerianas investigam participação do Boko Haram no atentado
NULL
NULL
“Foi um ataque devastador na mesquita quando as pessoas se reuniam para orar”, afirmou Ahmed Idris, da Al Jazeera. O correspondente disse ao jornal que “o número de feridos é tão alto que provavelmente veremos mais e mais pessoas sucumbindo”. Acrescentou dizendo que o atentado “não está longe do (…) epicentro da insurgência do Boko Haram”.
O ataque desta terça já é considerado o maior desde dezembro de 2016, quando 56 pessoas foram mortas em um atentado a bomba em uma feira. A número ainda pode superar o do ataque do ano passado, já que ainda não há uma informação oficial sobre os mortos.