O Conselho Municipal de Paris aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (01/04), uma moção para criar um espaço público com o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada há mais de um ano no Rio de Janeiro.
A moção foi sugerida pelo coletivo Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED.Br), de alinhamento político à esquerda, porém acabou conquistando apoio da oposição de direita. De acordo com a RED.Br, trata-se de “uma homenagem à Marielle, mas também uma forma de apoiar a luta contemporânea contra a violência e a opressão antidemocrática em todo o mundo”.
Com a aprovação da moção, o próximo passo é encontrar o local – que pode ser rua, praça ou passagem pública – para batizar com o nome de Marielle Franco.
A proposta conta com o apoio da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, do Partido Socialista, que comemorou a decisão no Twitter.
C'est voté ! Les élus parisiens ont adopté ce matin la proposition que je leur soumettais avec mon équipe : un lieu parisien portera le nom de Marielle Franco, militante des droits humains, élue de Rio de Janeiro, assassinée en mars 2018. #ConseilDeParis pic.twitter.com/jyFOgDQUkD
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) April 1, 2019
“Votado! Os conselheiros parisienses adotaram nesta manhã uma proposição que apresentei a eles com minha equipe: um lugar em Paris levará o nome de Marielle Franco, militante dos direitos humanos, eleita no Rio de Janeiro, assassinada em março de 2018”, escreveu.
Marielle e o motorista Anderson Gomes foram assassinados a tiros no dia 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. Até agora, a polícia já prendeu os executores, mas ainda não chegou ao mandante do crime.
(*) Com Ansa
Mídia Ninja
Marielle Franco vai virar nome de espaço público em Paris