O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou nesta segunda-feira (24/07) que pelo menos 435 crianças morreram e cerca de 2000 ficaram feridas desde o início do conflito no Sudão em 15 de abril.
Por meio de um comunicado, o vice-diretor executivo da Unicef para ações humanitárias e operações de abastecimento, Ted Chaiban, afirmou que “a cada hora ocorrem graves violações dos direitos das crianças” no país africano.
No âmbito da sua visita a território sudanês esta semana, Chaiban assegurou ainda que “é quase incompreensível a dimensão do impacto que este conflito teve nas crianças do Sudão nos últimos 100 dias”.
100 days since the fighting in Sudan broke out.
100 days of devastation for children who are bearing the brunt of the ongoing crisis.
UNICEF is on the ground supporting children with life-saving health, water, nutrition and mental health services. pic.twitter.com/TnzGXr24gp
— UNICEF (@UNICEF) July 24, 2023
O funcionário também afirmou que as crianças “veem como escolas, hospitais e infraestrutura e suprimentos vitais são danificados, destruídos ou saqueados”.
Twitter/UNICEF
"Sem balas. Uma rosa para cada criança", diz desenho de criança sudanesa em sessão psicossocial da Unicef
Da mesma forma, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) assegurou que é “provável que o número real seja muito maior em um país onde quase 14 milhões de crianças precisam de ajuda humanitária”.
Devido ao confronto entre o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (FAR) e o Exército do país, a crise no Sudão já deixou cerca de 740 mil refugiados, segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Soma-se a isso o fato de que, antes do conflito, já havia quase 3,8 milhões de deslocados internos, dos quais 1,9 milhão eram crianças.
Da mesma forma, o Programa Mundial de Alimentos (PAM) destacou que “os combates agravaram ainda mais a frágil situação humanitária no Sudão, que já era um dos países da região mais afetados pela desnutrição, e a violência levou o país a ter “níveis recordes” de fome”.
(*) Com TeleSUR