O Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau anunciou nesta terça-feira (17/05) ter encontrado um colar e um anel de ouro escondidos há 70 anos debaixo de um fundo falso de uma caneca que pertenceu a judeus durante o Holocausto.
“Durante os trabalhos de manutenção dos objetos de cozinha expostos na exibição principal, vimos que uma das canecas tinha um fundo falso. Ele estava muito bem camuflado, mas, devido à passagem do tempo, os materiais passaram por uma degradação gradual, e o fundo falso se soltou da caneca”, disse Hanna Kubik, responsável pelo setor de “Memorial Collections”, de objetos que remontam à época, à equipe de notícias do museu.
Dentro da caneca foi encontrado um anel de ouro e um colar enrolado em um pedaço de tela. Uma série de análises indicou que os objetos devem ter sido produzidos na Polônia entre 1921 e 1931. Não foi possível determinar, contudo, o dono ou dona dos objetos, visto que estes não possuíam indícios que permitissem identificá-los.
LEIA TODAS AS REPORTAGENS DO DOSSIÊ: LUTA CONTRA O NAZISMO
Reprodução Facebook/ Auschwitz Memorial / Muzeum Auschwitz
Caneca com fundo falso escondia colar e anel de ouro
Segundo o museu, mesmo 70 anos depois do fim do Holocausto judeu, ainda há casos de descobertas acidentais de objetos escondidos pelas vítimas.
“Os alemães mentiram incessantemente para os judeus deportados aos campos de extermínio. Eles eram informados sobre reassentamentos, empregos e uma vida em um local diferente. [Os alemães] permitiam que levassem pouca bagagem. Desta forma, confiavam que dentro dessa bagagem — incluindo roupas e itens necessários para viver — encontrariam os últimos objetos de valor das famílias deportadas”, disse à reportagem o diretor do museu, Piotr Cywinski.
Estima-se que anel e colar tenham sido feitos entre 1921 e 1931 na Polônia (Reprodução Facebook/Auschwitz Memorial / Muzeum Auschwitz)