O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou nesta quarta-feira (25/11) o democrata Joe Biden pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
As congratulações do mandatário chegam 17 dias depois da confirmação do triunfo do democrata sobre o presidente Donald Trump, assegurado com a conquista da Pensilvânia, em 7 de novembro. De acordo com a agência chinesa Xinhua, o vice-presidente chinês, Wang Qishan, parabenizou Kamala Harris por ser eleita a próxima vice-presidente dos EUA.
Segundo a agência, Xi expressou “esperança de que os dois países possam promover o desenvolvimento saudável e estável das relações bilaterais”. O presidente chinês ainda disse esperar que ambos mantenham a cooperação e que sigam com um espírito de respeito mútuo.
Jair Bolsonaro, Vladimir Putin, Manuel López Obrador e Kim Jong-Un ainda não felicitaram o presidente eleito dos EUA. Bolsonaro declarou várias vezes que “torcia” pela vitória de Trump. Biden garantiu 306 dos 538 votos no colégio eleitoral, contra 232 do republicano.
(*) Com Ansa e reportagem de Fabíola Salani, Revista Fórum.
Wikimedia Commons
Xi Jinping parabenizou Joe Biden pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos