O presidente da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem nesta segunda-feira (31/10) a Lula (PT) após a eleição do líder petista. A diplomacia chinesa também comentou o resultado das urnas no Brasil e ressaltou que os dois países são “parceiros estratégicos”.
“A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil e está pronta a trabalhar com Lula para fortalecer conjuntamente a parceria estratégica global China-Brasil para um novo nível, de modo a beneficiar os dois países e dois povos”, disse Xi, de acordo com o jornal Global Times.
O presidente chinês também destacou que Xi ressaltou “a amizade a longo prazo e o aprofundamento da cooperação mutuamente benéfica que servem os interesses fundamentais dos dois países e conduzem à manutenção da paz e estabilidade regional e mundial e à promoção do desenvolvimento e prosperidade comuns”.
O Global Times ainda trouxe o dado de que a China é o maior parceiro comercial do Brasil há 13 anos consecutivos, com um volume de comércio entre as nações superior a US$ 100 bilhões nos últimos quatro anos. Em 2021, as exportações de produtos agrícolas do Brasil para a China ultrapassaram US$ 40 bilhões.
A publicação ligada ao Partido Comunista da China ouviu pesquisadores que sublinharam que Lula deverá colocar uma ênfase nas relações Sul-Sul e que poderá pleitear a participação do Brasil na Nova Rota da Seda, assim como a vizinha Argentina.
A Nova Rota da Seda, também conhecida como Iniciativa do Cinturão e Rota, é um megaprojeto de infraestrutura da China que financia e constrói infraestrutura como portos, estradas, ferrovias, redes de telecomunicações e aeroportos em dezenas de países.
A vitória do petista também foi comentada pelo Ministério das Relações Exteriores da China, que desejou sucesso no “desenvolvimento nacional” do Brasil e citou a expectativa de uma parceria de “nível mais elevado”.
Confira a íntegra do comentário da chancelaria chinesa:
“Parabéns calorosos ao Sr. Luiz Inácio Lula da Silva por ter sido eleito novamente como presidente do Brasil. Desejamos ao Brasil novo sucesso no seu desenvolvimento nacional.
A China e o Brasil são ambos grandes países em desenvolvimento e importantes economias emergentes e parceiros estratégicos abrangentes um do outro. Durante 48 anos desde o estabelecimento de laços diplomáticos, as relações China-Brasil têm gozado de um crescimento sólido e constante com uma cooperação frutífera em várias áreas. A China vê e avança as suas relações com o Brasil de uma perspectiva estratégica e global.
Esperamos trabalhar com o Sr. Lula da Silva e o novo governo brasileiro liderado por ele para levar a parceria estratégica abrangente China-Brasil a um nível mais elevado, proporcionar mais benefícios aos dois países e povos e dar o nossa devida contribuição para a paz e estabilidade regional e mundial e para a prosperidade comum”, afirmou o Zhao Lijian, porta-voz da chancelaria chinesa”.
Valter Campanato/Agência Brasil
Xi Jinping parabeniza Lula e afirma desejo de fortalecer relação entre os dois países
Mensagens da Índia, África do Sul e Palestina
Os líderes da Índia e África do Sul se manifestaram também nesta segunda-feira para parabenizar Lulapor sua eleição como presidente do Brasil. As nações, ao lado de brasileiros e russos, fazem parte do grupo Brics.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse estar “ansioso para trabalhar em estreito contato com o Brasil para aprofundar e ampliar as relações bilaterais e a nossa cooperação em questões globais”.
Já o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, fez uma série de postagens parabenizado Lula e falando de futuro das relações com o país sul-americano.
“A África do Sul espera trabalhar com o governo do Brasil. Nossos dois países compartilham um número comum de desafios e aspirações, e nós cooperamos em diversos níveis, incluindo o Brics e numerosas relações nacionais, inter-regionais e mecanismos globais”, escreveu Ramaphosa.
O líder sul-africano ainda “parabeniza o povo do Brasil na maneira bem-sucedida em que conduziram essa eleição”.
Quem também se manifestou referente à vitória de Lula, foi o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, por meio de uma mensagem divulgada pela agência de notícias local Wafa.
Abbas expressou confiança em que Lula “apoiará a causa da justiça e da paz no mundo” e desejou “sucesso e prosperidade” ao país. O líder político ainda mencionou as “relações historicamente amigáveis” com o Brasil e que “serão reforçadas” agora com o petista.
(*) Com Ansa e Brasil de Fato