O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, reafirmou na última sexta-feira (23/09) sua “simpatia” pelo candidato à Presidência brasileira Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante a coletiva diária, Obrador disse ser “notório” o apreço do governo mexicano pelo ex-presidente brasileiro, que lidera as pesquisas de intenções de votos. “É público e notório nossa simpatia no Brasil por Lula, mas não posso dizer muito mais. Não posso”, declarou o mandatário.
Em outras ocasiões, Obrador já havia sinalizado suposto apoio a Lula. Em julho passado, o mexicano chamou o ex-presidente do Brasil como uma “benção” e “alternativa” para o país.
Lula também visitou neste ano o país vizinho. Em março, o petista se reuniu com Obrador, que também comemorou as anulações dos processo contra o ex-presidente, e disse que o Brasil é um “país extraordinário”.
“Sobretudo seu povo, que é muito democrático, viveram ditaduras e saíram lutando durante muito tempo. Então, eu desejo que o brasileiro decida livremente”, disse.
Ricardo Stuckert