Um estádio chamado Pelé em todos os países do mundo. Essa foi a iniciativa que o presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Gianni Infantino, prometeu durante sua visita ao velório de Édson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, nesta segunda-feira (02/01), no estádio da Vila Belmiro, em Santos.
Essa determinação já ganhou o seu primeiro aderente: o governo de Cabo Verde anunciou nesta quarta-feira (04/01) que o maior Estádio Nacional, o maior do país, passará a se chamar Estádio Pelé, em homenagem ao Rei do Futebol.
O próprio primeiro-ministro do país insular africano, José Ulisses Correia e Silva, comentou a decisão, em entrevista a imprensa local.
“Pelé é uma figura conhecida e ídolo das massas, por isso merece esse reconhecimento”, justificou o mandatário caboverdiano.
Balai Cabo Verde
Estádio Nacional de Cabo Verde, que em breve mudará seu nome para Estádio Pelé
O premiê também ressaltou o fato de Pelé ser um homem negro, portanto com raízes no continente africano, e acrescentou que “Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas”.
O Estádio Nacional de Cabo Verde, futuro Estádio Pelé, fica na cidade de Praia, capital do país, e tem capacidade para 15 mil pessoas. É o maior estádio do país, cuja população total é de 546 mil habitantes, segundo o último censo do país, em 2017 – a capital Praia tem 159 mil habitantes, segundo a mesma medição.
O premiê Correia e Silva também declarou que irá convidar o presidente da FIFA para participar presencialmente do evento que oficializará a mudança do nome do estádio.
(*) Com Ansa.