Foi lançada, nesta terça-feira (07/02), em uma apresentação na sede da Associação de Futebol Argentino (AFA), a candidatura oficial de Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai para sediarem a Copa do Mundo de 2030, que marca o centenário da competição.
No evento, estavam presentes os presidentes das federações dos quatro países e o mandatário da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez.
“A história e a paixão vão nos dar a possibilidade de sediar o Mundial. Mas sabemos que temos que trabalhar muito para convencer e mostrar ao mundo que podemos ser a sede de 2030”, afirmou Claudio Tapia, ex-jogador e atual presidente da AFA.
O presidente argentino Alberto Fernández também sinalizou, por meio de postagens em suas redes sociais, que irá propor que a Bolívia também seja país-sede do evento:
Associação de Futebol Argentino / Twitter
Apresentação na sede da Associação de Futebol Argentino ocorreu nesta terça-feira (07/02)
“Esta candidatura é de todo o continente. Por isso, gostaria e proporei que nosso país irmão, a Bolívia, faça parte desse sonho”, escreveu o mandatário.
Esta candidatura es de todo el continente. Por eso, me gustaría y voy a proponer que nuestro país hermano #Bolivia sea parte de este sueño.
— Alberto Fernández (@alferdez) February 7, 2023
Os países latino-americanos disputarão o direito de sediar a Copa de 2030 com outras quatro candidaturas, sendo que duas delas também são propostas de sedes conjuntas: uma de Espanha e Portugal, outra de Egito e Grécia [o que seria a primeira edição do evento a ser disputada entre países de continentes diferentes].
As outras duas candidaturas são de países que competem sozinhos pela sede, e ambas são de nações árabes: a Arábia Saudita e o Marrocos.