Sexta-feira, 4 de julho de 2025
APOIE
Menu

O futebol masculino brasileiro está fora da próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris (França), no próximo julho. A ausência do Brasil, atual bicampeão na modalidade (na Rio 2016 e em Tóquio 2020), foi confirmada na noite deste domingo (11/02), após derrota de 1 a 0 para a Argentina no estádio Brígido Iriarte, na Venezuela.

Como o Pré-Olímpico oferece apenas duas vagas para os Jogos de Paris, o Brasil permaneceu sem possibilidades de garantir a classificação após ser superado pelo país vizinho. Isto porque a equipe canarinho ficou na 3ª posição, com apenas 3 pontos. 

Já a Argentina alcançou 5 pontos, ocupando momentaneamente a liderança e confirmando a classificação para Paris, quando falta ainda a disputa da partida entre o 2º colocado Paraguai (com 4 pontos) e a lanterna Venezuela (com 1 ponto).

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Esta é a primeira vez nos últimos 20 anos que o Brasil fica fora de uma edição dos Jogos Olímpicos, após a ausência em Atenas em 2004.

Com resultado, atual bicampeão da modalidade olímpica não estará presente nas disputas realizadas na França; time de basquete feminino brasileiro também não consegue classificação

CBF Futebol/Twitter – Joilson Marconne/CBF

Brasil perdeu de 1 a 0 para a Argentina no estádio Brígido Iriarte, na Venezuela

Seleção de basquete feminina também não classifica

Além do futebol masculino, o Brasil também não será representado pelo basquete feminino em Paris. A seleção perdeu a classificação em um jogo eliminatório neste domingo (11/02) para a Alemanha por 73 a 71. A partida foi disputada no ginásio do Mangueirinho, em Belém (Pará). 

Mesmo contando com a vantagem de atuar em casa, o Brasil não conseguiu vencer nenhum de seus compromissos na competição: diante da Austrália (derrota na última quinta-feira (08/02) por 60 a 55), da Sérvia (revés no sábado (10/02) por 72 a 65) e da Alemanha.

Com isso, a seleção feminina de basquete vê aumentar o seu período de ausência em uma edição de Jogos Olímpicos. A sua última participação foi em 2016, no Rio de Janeiro. Em Tóquio, em 2020, o Brasil também esteve ausente.

(*) Com Agência Brasil