Segunda-feira, 9 de junho de 2025
APOIE
Menu

O político palestino Ismail Haniyeh, um dos principais líderes do movimento Hamas, afirmou em entrevista ao canal Al Jazeera que “os Estados Unidos também são responsáveis” pelo ataque ao hospital Al-Ahli, no norte de Gaza, realizado nesta terça-feira (17/10) e que terminou matando mais de 500 pessoas.

Segundo Haniyeh, “tanto os agressores quanto os seus cúmplices” devem ser responsabilizados pelo ataque e suas consequências.

“Os Estados Unidos são responsáveis por respaldar as agressões cometidas por Israel”, declarou o político.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Em seguida, o líder do Hamas disse que a ofensiva israelense “comprova a brutalidade do regime israelense e o tamanho da sua derrota após o ataque (realizado pelo Hamas) de dias atrás”.

 

Ismail Haniyeh, um dos principais líderes do movimento palestino, disse que Washington ‘é responsável por respaldar as agressões’ cometidas por Tel Aviv

Instituto Brasil-Palestina

Entrada do hospital Al-Ahli, em Gaza, antes de ser atingido por bombardeio israelense

Esta última declaração faz referência ao ataque sem precedentes realizado pelo Hamas no dia 7 de outubro, contra territórios que pertenciam à Palestina, mas que vêm sendo ocupados por colonos israelenses há anos.

O bombardeio do hospital Al-Ahli fez com que a Rússia e os Emirados Árabes Unidos solicitassem, ainda nesta terça-feira, uma reunião aberta e urgente do Conselho de Segurança da Organização nas Nações Unidas (ONU).

Caso seja confirmada, essa reunião aconteceria na manhã desta quarta-feira (18/10) e seria comandada pelos representantes do Brasil, que exercem a presidência do Conselho durante este mês de outubro.

Com informações de Al Jazeera.