Alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) organizam nesta terça-feira (21/05) o início de um acampamento contra o genocídio do povo palestino na Faixa de Gaza por Israel.
A mobilização, convocada pelos Estudantes da Unicamp em Solidariedade a Luta do Povo Palestino (Espp Unicamp), está programa para começar às 16h, em frente ai Ciclo Básico II da Cidade Universitária, também conhecido como “PB”.
Seguindo a onda de manifestações universitárias pró-Palestina, iniciadas nos Estados Unidos e espalhadas pelo mundo todo, o acampamento “será uma forma de nos levantar pelo fim genocídio que em 7 meses já matou mais de 35 mil pessoas, exigindo o rompimento de todas as relações da Unicamp e do Brasil com Israel”, afirma a organização do ato por meio das redes sociais.
Os alunos integrantes da Espp Unicamp ainda denunciaram que “a reitoria da Unicamp persegue estudantes que se manifestaram contra a realização da feira de universidades israelenses e mantém relações com universidades israelenses amplamente denunciadas por legitimar e apoiar o regime de apartheid”, referindo-se à feira de universidades israelenses no campus na faculdade no interior de São Paulo em 2023.
Na época, o evento, que deveria ter acontecido em 3 de abril, foi suspenso após um ato opositor, defensor da liberdade palestina e contra o sionismo.
Assim, a mobilização na Unicamp também defende um cessar-fogo imediato, o fim do genocídio, e o fim de relações da Unicamp com universidades israelenses, bem como as relações militares, diplomáticas e econômicas do Brasil com Israel.
A iniciativa da Espp Unicamp foi bem recebida nas redes sociais, inclusive com apoio do movimento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc SP), que tem se mobilizado em solidariedade à Palestina desde outubro passado, no início da ofensiva israelense no enclave. A Espp Puc SP comentou “todo apoio aos companheiros”.
No estado de São Paulo, outra universidade que começou um acampamento em solidariedade à Palestina foi a Universidade de São Paulo (USP), em 7 de maio.