Um avião com 30 brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza aterrissou em Brasília na manhã deste sábado (23/12), em mais uma etapa da Operação Voltando em Paz.
A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na capital federal às 6h53, com 16 cidadãos brasileiros ou com dupla nacionalidade e 14 parentes palestinos.
O grupo inclui 14 crianças, 11 mulheres e cinco homens.
Outros dois indivíduos haviam cruzado a fronteira de Gaza com o Egito na quinta-feira (21/12), mas não embarcaram para o Brasil: um idoso de 73 anos impedido de viajar por motivos médicos e outro homem que decidiu ficar.
“A situação é muito difícil. Não há lugar seguro em Gaza. As crianças estão sempre com medo”, afirmou Marwan Saud Abu Sada, segundo o governo federal.
Esse é o 12º voo de repatriação de brasileiros desde o início da guerra entre Israel e a Palestina, em 7 de outubro, totalizando 1.555 pessoas e 53 animais domésticos resgatados.
Segundo a representação brasileira na Cisjordânia, ainda há 23 pessoas aguardando aprovação de Israel para cruzar a fronteira entre Gaza e Egito.
O avião enviado para repatriar o grupo mais recente também levou seis toneladas em ajudas humanitárias para palestinos, incluindo 150 purificadores de água portáteis e equipados com painéis solares para ampliar sua autonomia energética.
Gov/FAB
Grupo inclui 14 crianças, 11 mulheres e cinco homens