Hamas acusa 'total responsabilidade' de Biden após Israel invadir hospital al-Shifa
De acordo com comunicado do grupo palestino, governo dos EUA deu 'luz verde' para Israel matar civis no maior hospital do enclave ao aceitar que Hamas utiliza prédio para bases operacionais
O Hamas, grupo palestino que governa a Faixa de Gaza, acusou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por “total responsabilidade” pelo ataque das Forças de Defesa Israelenses (FDI) ao hospital al-Shifa, maior da região, e que abriga além do corpo médico e pacientes (36 bebês prematuros entre eles), três mil palestinos que fogem dos bombardeios israelenses.
De acordo com o jornal catari Al Jazeera, o comunicado do grupo veio um dia após a Casa Branca ratificar as suposições de Israel sobre a existência de um centro operacional do Hamas no subsolo do hospital, que também está sob cortes de água e eletricidade.
“A adoção pela Casa Branca e pelo Pentágono da falsa alegação de que a resistência utiliza o complexo médico de al-Shifa para fins militares deu luz verde à ocupação para cometer mais massacres contra civis”, afirmou o Hamas.
Por sua vez, a Casa Branca, por meio de um porta-voz, posicionou-se após o ataque, declarando “não apoiar ou querer ver ataques aéreos e tiroteios a um hospital”.
European Parliament/Flickr
Casa Branca posicionou-se após o ataque, declarando "não apoiar ou querer ver ataques aéreos e tiroteios a um hospital"
“O responsável acrescentou que não deve haver uma situação em que pessoas inocentes, indefesas e doentes que tentam obter os cuidados médicos que merecem sejam apanhadas no fogo cruzado”, destacou o jornal catari.
Segundo o comunicado das FDI, a operação acontece “com base em informações de inteligência e em necessidade operacional, de forma precisa e direcionada contra o Hamas em uma área específica do Hospital Shifa”.
“Apelamos a todos os terroristas do Hamas presentes no hospital que se rendam”, ainda instou Israel, que antes da operação nas instalações médicas de al-Shifa, cercou o hospital desde sábado (11/11).