Os residentes de Umm al-Fahm, uma cidade de maioria palestina em Israel, realizaram nesta sexta-feira (20/10) uma marcha de protestos em apoio aos palestinos que vivem sob ocupação.
Segundo o canal Al Jazeera, os manifestantes caminharam pelas ruas da cidade gritando contra os ataques de Israel em Gaza, apesar das ameaças feitas pelo chefe da polícia de Israel na terça-feira (17/10).
Kobi Shabtai advertiu ter “tolerância zero” para quaisquer atos em apoio aos palestinos em território israelense.
O comandante também falou em enviar manifestantes anti-guerra ao enclave palestino sitiado, o qual Israel tem bombardeado diariamente há cerca de duas semanas.
Twitter/State of Palestine
Cidadãos caminhando entre lares destruídos em Gaza
“Quem quiser se tornar cidadão israelense, seja bem-vindo. Qualquer um que queira se identificar com Gaza é bem-vindo. Vou colocá-lo nos ônibus que vão para lá agora”, disse Shabtai.
Os comentários hostis aos palestinos aparecem em um vídeo postado no canal de TikTok da polícia israelense. Um dia após a ameaça, os agentes interromperam uma manifestação em Haifa em apoio a Gaza, que acabou com a prisão de seis pessoas.
Umm al-Fahm, local dos protestos, fica no noroeste da cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia, perto do muro de separação com Israel.