Brasil deseja que União Europeia seja membro de 'clube da paz' para guerra na Ucrânia
Segundo declaração de chanceler brasileiro Mauro Vieira, presidente Lula quer envolvimento de países europeus para solução do conflito
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, declarou nesta segunda-feira (24/04) ao jornal português Publico que o presidente Lula deseja que a União Europeia esteja entre os membros do chamado “clube da paz” para os diálogos de negociação para solucionar a guerra entre Rússia e Ucrânia.
“O Brasil não quer e nem presume ter a solução do conflito. Queremos mobilizar todos, incluindo as duas partes, até que haja o início das conversas que possam levar a paz”, disse Vieira. O grupo ainda incluiria, além de Brasil e os membros da UE, Estados Unidos, China, Índia e Turquia.
Em viagem diplomática a Portugal, juntamente com Lula, o chanceler manteve o tom dos discursos do petista no país europeu. Segundo Vieira, o Brasil “condena” a invasão por parte da Rússia, mesmo que não esteja exigindo a retirada das tropas de Moscou do território ucraniano como condição fundamental “para sentar-se à mesa do diálogo”.
(*) Com Ansa