O embaixador da Rússia na Polônia, Sergey Andreev, foi atacado com tinta vermelha durante uma cerimônia em Varsóvia, nesta segunda-feira (09/05), por ocasião do Dia da Vitória, importante feriado nacional russo que celebra a vitória soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.
O ataque ocorreu quando o diplomata colocava flores no cemitério de soldados soviéticos na capital polonesa. Em determinado momento, um grupo de manifestantes arrancou as flores das mãos de Andreev e jogou tinta vermelha sobre ele.
Alguns carregavam bandeiras da Ucrânia, enquanto outros endossavam lençóis brancos com manchas vermelhas para simbolizar o sangue derramado pela guerra.
Reprodução
Frame de vídeo mostra embaixador russo na Polônia com tinta vermelha no rosto
O Ministério das Relações Exteriores russo protestou contra a Polônia por causa do ataque e acusou a polícia de não proteger o diplomata contra os “bandidos neonazistas”.
O Dia da Vitória relembra a rendição nazista para as tropas soviéticas na Segunda Guerra Mundial e virou ocasião para o regime de Vladimir Putin defender a invasão à Ucrânia, que completa 75 dias.
A Polônia é o país que mais recebeu refugiados ucranianos desde o início do conflito, em 24 de fevereiro, com cerca de 3,2 milhões de pessoas.
(*) Com Ansa.