O Núcleo de Pesquisa de Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GIS/UFRJ), em parceria com o Opera Mundi, realiza na próxima quarta-feira (30/03) um evento online sobre a conjuntura da geopolítica europeia dentro do contexto da Guerra na Ucrânia.
Intitulado “A nova geopolítica europeia no contexto da guerra”, o debate conta com a participação de Christophe Ventura, do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas da França-ÍRIS), que irá dialogar com os moderadores acerca do tema em pauta.
Em entrevista a Opera Mundi, Ventura afirmou que o contexto de guerra na Europa é o “motivo principal” para a realização do debate, pois, ao fim da ofensiva russa no país vizinho, segundo ele, será “aberto um novo ciclo geopolítico mundial”.
“Os desafios serão maiores que nunca depois de anos de crises econômicas, financeiras e sanitárias no mundo”, completa Ventura.
Para conversar com Ventura, o evento ainda conta com a presença do fundador de Opera Mundi, Breno Altman, da professora da UFRJ Monica Bruckmann, que também é coordenadora do Núcleo GIS/UFRJ, e ainda da professora da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) Ana Esther Ceceña, coordenadora do Observatório Latino-americano de Geopolítica.
A ideia da organização é que o evento “fuja” de modelos convencionais de “debates com largas exposições” e, assim, possa abranger um diálogo com “visões progressistas do que é essa nova recomposição geopolítica”.
Reprodução
A nova geopolítica europeia no contexto da guerra; quarta-feira, 30/03, às 16h
O tema foi escolhido a partir da importância de pensar elementos do conflito entre Rússia e Ucrânia e seu impacto na América Latina. Para Bruckmann, a operação militar “vai produzir reconfigurações em relação ao papel que a Rússia tem ao resto da Europa, por exemplo ao acesso a recursos naturais estratégicos”.
“A América Latina constitui as principais reservas minerais críticas para transição energética de fontes de energia primária, que são fundamentais para o funcionamento da economia mundial. É preciso acompanhar com cuidado, clareza e objetividade os cenários e desdobramentos futuros do conflito entre Rússia e Ucrânia para a América Latina”, afirmou.
O diálogo online, com transmissão simultânea, pode ser acompanhado a partir das 16h (horário de Brasília) nos canais do Opera Mundi no YouTube e também no Núcleo GIS/UFRJ.
Serviço:
A nova geopolítica europeia no contexto da guerra
Quarta-feira, 03/03, às 16h.
Nos canais de Opera Mundi e Núcleo GIS/UFRJ