Sábado, 17 de maio de 2025
APOIE
Menu

Antes de uma reunião dos chanceleres da União Europeia (UE) em Bruxelas, nesta terça-feira (30/08), a ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, se posicionou contra a proibição de vistos para cidadãos russos.

Colonna declarou que é “importante separar o presidente russo e seu círculo”, que apoiam a operação da Rússia na Ucrânia, dos cidadãos russos, como estudantes e jornalistas.

Segundo a ministra, a França quer continuar mantendo laços com o povo russo, ressaltando que empresários russos próximos de Putin já estão sujeitos a sanções e, portanto, não podem viajar para a Europa.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O porta-voz do governo francês, Olivier Véran, disse anteriormente que Paris não tinha uma posição clara sobre a proposta de proibir a emissão de vistos Schengen – dos países europeus – aos russos e indicou que a questão será discutida a nível do bloco.

O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, comentou que os países da UE atualmente não têm uma posição comum sobre a emissão de vistos para cidadãos russos.

A questão do visto será discutida em uma reunião informal dos ministros das Relações Exteriores da UE em Praga, na República Tcheca, entre esta terça-feira (30/08) e a próxima quarta (31/08).

Questão de visto será discutida por chanceleres europeus nesta semana; Kremlin afirma que se russos forem suspensos, Moscou 'tomará contramedidas'

Public Domain Pictures

Questão do visto será discutida em reunião informal dos ministros das Relações Exteriores da UE em Praga

Segundo a Comissão Europeia, os Estados-membros da UE podem limitar a emissão de vistos por conta própria, mas sempre haverá categorias que devem receber vistos, por exemplo parentes que permanecem na UE e jornalistas ou dissidentes — casos humanitários também são passíveis de liberação.

Recentemente, cresceu no Ocidente um movimento para bloquear a entrada de russos na Europa. Entre os países que já anunciaram a suspensão de vistos para russos estão Letônia, Lituânia, Estônia, República Tcheca, Eslováquia e Países Baixos. Porém não é uma suspensão total: em quase todos os casos há exceções por motivos de estudo ou comparecimento a funerais de parentes próximos.

Moscou classifica as decisões de uma demonstração “chauvinista”. Segundo declarou o departamento de informação e imprensa da chancelaria russa, se a medida fosse aprovada pelas autoridades europeias, “haveria consequências”.

O Kremlin afirmou anteriormente que, se os vistos Schengen para seus cidadãos forem suspensos, a Rússia reagirá “muito negativamente e tomará contramedidas”.

(*) Com Sputniknews