A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, realizou neste domingo (08/05) uma visita surpresa à Ucrânia, onde se reuniu com a esposa do presidente Olena Zelenska em uma escola utilizada como abrigo para civis.
“Quis vir no 'Dia das Mães. Achei importante mostrar ao povo ucraniano que esta guerra brutal deve acabar e que a população americana está com o povo ucraniano”, declarou Jill, após entregar um buquê de flores a Zelenska.
Esta é a primeira vez que a primeira-dama ucraniana aparece em público desde 24 de fevereiro, dia da invasão russa, segundo as autoridades norte-americanas.
Em nota, a Casa Branca informou que a visita de Jill ao oeste da Ucrânia foi rápida e a primeira-dama norte-americana já regressou à Eslováquia.
Já o premiê canadense, Justin Trudeau, foi até “Irpin para ver todos os horrores que os invasores russos cometeram em nossa cidade. E, claro, ficou chocado”, disse o prefeito da cidade, Olexandr Markushin, citado pela mídia ucraniana.
Segundo relatos da imprensa local, Trudeau se reunirá com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e reafirmar o apoio inabalável do Canadá ao povo ucraniano.
Irpin, na periferia de Kiev, foi palco de fortes combates entre russos e ucranianos nos primeiros dias da invasão da Rússia, no final de fevereiro.
Flotus/Reprodução
Primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, realizou neste domingo (08/05) uma visita surpresa à Ucrânia
Bono e The Edge fazem show em Kiev
O vocalista Bono e o guitarrista David Howell Evans (The Edge), do U2, fizeram neste domingo (08/05) um concerto improvisado no metrô de Kiev, capital da Ucrânia, invadida pela Rússia desde 24 de fevereiro.
Os dois chegaram na capital ucraniana, por volta das 14h (horário local), e fizeram um show surpresa na estação Khreshchatyk, onde uma pequena multidão se reuniu, incluindo membros das Forças Armadas da Ucrânia vestidos com roupas militares.
Bono e The Edge apresentaram alguns clássicos de seu repertório, como “Sunday Bloody Sunday”, 'Desire' e 'With or without you', além de uma versão da música “Stand By Me” com a banda ucraniana Antytela.
A aparição surpresa ocorreu quando as sirenes de alerta soaram na capital ucraniana. “As pessoas na Ucrânia não estão lutando apenas por sua liberdade, mas por todos nós que amamos a liberdade”, disse Bono em um intervalo.
O cantor também se referiu a conflitos passados na Irlanda e problemas com um vizinho mais poderoso. “Nós rezamos para que vocês aproveitem um pouco dessa paz em breve”, disse Bono.