Vladimir Putin, presidente da Rússia, anunciou nesta terça-feira (21/02), que o país suspenderá sua participação no Tratado New START. Feito para limitar o número de ogivas nucleares estratégicas russas e norte-americanas, o documento foi assinado pelos presidentes Barack Obama e Dmitry Medvedev em 2010.
“Hoje, sou forçado a anunciar que a Rússia está suspendendo sua participação no Tratado de Redução de Armas Estratégicas”, afirmou Putin.
O presidente do país explicou que a Rússia não está se retirando do tratado, “mas sim suspendendo a participação”. ” Devemos entender o que pretendem países como a França e Reino Unido e como levaremos em conta seus arsenais estratégicos, ou seja, o potencial de ataque combinado da aliança [Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN]”, completou.
Putin também criticou uma declaração da OTAN que exigia que a Rússia retornasse ao acordo, incluindo a realização de inspeções às infraestruturas nucleares russas: “No início de fevereiro deste ano, houve uma declaração da OTAN com uma exigência de que a Rússia voltasse a cumprir o acordo sobre armas estratégicas”, explicou.
“Não sei como definir isso: é um teatro do absurdo. Nós sabemos que o Ocidente está diretamente relacionado com as tentativas do regime de Kiev de realizar ataques contra nossas bases aéreas estratégicas”, disse o presidente russo.
Além disso, Putin afirmou que os Estados Unidos, através da OTAN, apresentam um ultimato à Rússia sobre o New START: “Cumpram tudo, mas nós vamos agir como quisermos”.
kremlin.ru
‘Hoje, sou forçado a anunciar que a Rússia está suspendendo sua participação no Tratado de Redução de Armas Estratégicas’, afirmou Putin
“Após seu anúncio coletivo, a OTAN fez de fato uma demanda para se tornar parte do Tratado de Redução de Armas Estratégicas. Nós concordamos com isso, por favor. Mais que isso, acreditamos que a colocação dessa questão já era necessária há muito tempo. Pois na OTAN não há apenas uma potência nuclear, os Estados Unidos, também há os arsenais do Reino Unido e da França. Eles estão sendo desenvolvidos e aprimorados. E também são direcionados contra nós, eles também são direcionados contra a Rússia”, declarou o líder do país.
O tratado Start
Em janeiro de 2021, Rússia e Estados Unidos chegaram a um acordo para prorrogar o acordo New Start. No mês seguinte, o documento, que prevê a redução de armas nucleares, foi assinado e entrou em vigor. Esse foi o primeiro grande acordo entre a Rússia e o presidente norte-americano, Joe Biden.
O New Start é o único mecanismo de controle de armas nucleares firmado entre os Estados Unidos e a Rússia. O documento foi prorrogado por cinco anos, até 2026, no início da administração de Joe Biden.
A Rússia e os Estados Unidos começaram negociações sobre as condições de um futuro tratado de limitação de armas nucleares, mas o diálogo foi interrompido após o início do conflito entre Rússia e Ucrânia.
O acordo atual prevê que cada lado vai reduzir seus arsenais nucleares de forma que em sete anos, e no futuro, o número total de armamento não ultrapasse 700 mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês), 1.550 ogivas e 800 sistemas de propulsão implantados e não implantados.
(*) Com Sputnik.