Segunda-feira, 14 de julho de 2025
APOIE
Menu

As Forças Armadas da Rússia anunciaram nesta quinta-feira (30/06) sua retirada da Ilha das Serpentes, local pertencente à Ucrânia no Mar Negro.

De acordo com Moscou, a medida tem como objetivo “não atrapalhar os esforços” da ONU para liberar a exportação de grãos da Ucrânia. 

“Em 30 de junho, em sinal de boa vontade, as Forças Armadas concluíram seus deveres na Ilha das Serpentes e retiraram a guarnição no local”, diz uma nota do Ministério da Defesa russo.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Por sua vez, Kiev comemorou a “libertação” do território e disse que toda a região da cidade ucraniana Odessa agora “está livre do domínio russo”.

“Agradeço aos defensores de Odessa, que fizeram todo o possível para libertar um território estrategicamente importante”, disse o chefe das Forças Armadas ucranianas, Valeriy Zalouzhniy, por meio do Telegram.

O único assentamento habitado da ilha, Bile, já está novamente sob controle da Ucrânia. Mas apesar da retirada, a Rússia ainda exige a “desminagem” da costa no Mar Negro para liberar o acesso aos portos ucranianos, que acumulam dezenas de milhões de toneladas de grãos aguardando exportação.

(*) Com Ansa

De acordo com nota oficial do Ministério de Defesa russo, medida tem como objetivo 'não atrapalhar' exportação de grãos na Ucrânia

Wikicommons

Único assentamento habitado da ilha, Bile, já está novamente sob controle da Ucrânia