Sábado, 5 de julho de 2025
APOIE
Menu

A agência estatal russa que controla as comunicações no país, Roskomnadzor na sigla em russo, anunciou o bloqueio do acesso às plataformas Meta, conglomerado de mídia e tecnologia que administra o Facebook, e ao Twitter. 

A decisão, segundo a pasta, foi tomada em resposta às restrições promovidas contra veículos de informação russos, como o canal Russia Today (RT) e a agência de notícias RIA.

O órgão regulador informou que desde outubro de 2020, foram detectados 26 casos de discriminação contra órgãos de mídia russos.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Em um comunicado oficial publicado nas redes sociais, Nick Clegg, chefe da Meta para assuntos globais, afirmou que a empresa vai continuar fazendo o possível para restaurar seus serviços no território russo.

“Milhões de cidadãos russos comuns logo vão encontrar-se isolados de informações confiáveis, privados de conexões cotidianas com suas famílias e amigos, e silenciados”, disse o empresário.

Segundo órgão regulador, medida foi tomada como resposta às restrições impostas pela rede social a veículos de comunicação russos

Pixabay

Segundo órgão regulador, medida foi tomada como resposta às restrições impostas pela rede social a veículos de comunicação russos

UE proíbe agências de notícias russas Sputnik e RT

No último domingo (27/02), a União Europeia anunciou a proibição da transmissão das agências de notícias russas RT e Sputnik. A medida foi anunciada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leye.

A Sputnik é uma agência internacional de notícias lançada pelo governo russo, operada pela empresa estatal Rossiya Segodnya. Já a RT é uma rede de televisão internacional fundada na Rússia e financiada por Moscou.

(*) Com Ansa e Sputnik