A Rússia não vai mais aceitar pagamentos de seu gás ou petróleo em dólares ou euros, informou o presidente do país, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (23/03). A partir de agora, as quitações devem ser feitas apenas em rublos.
“Não faz sentido receber o pagamento em dólares e euros pelo fornecimento de nossos produtos aos EUA e à UE”, afirmou Putin.
Ele disse que a Rússia, no entanto, irá continuar cumprindo os contratos de venda de gás ao exterior, mantendo as mesmas entregas e sob o mesmo preço.
Putin disse que as sanções aplicadas contra a Rússia, as quais chamou de “ilegítimas”, acabou com a confiança do país em relação às moedas dos EUA e da União Europeia.
“Nas últimas semanas, como todos sabem, diversos países ocidentais tomaram medidas ilegítimas sobre o chamado congelamento de ativos russos. Este Ocidente coletivo acabou com a confiança em suas moedas, já falamos sobre isso. Tanto os EUA quanto a UE declararam uma verdadeira suspensão de suas obrigações perante a Rússia. Agora todo o mundo sabe, além de já ter suspeitado, mas agora já sabe, que as obrigações em dólares e euros podem não ser cumpridas”, afirmou.
(*) Com Ansa e Sputnik
Putin afirmou que a Rússia, no entanto, irá continuar cumprindo os contratos de venda de gás ao exterior