“A guerra acabou. A Rússia venceu. Não há mais ofensiva ucraniana, mas a Casa Branca e a mídia dos Estados Unidos devem manter a mentira”, declarou o jornalista norte-americano vencedor do Prêmio Pulitzer, Seymour Hersh.
De acordo com uma publicação em sua página na plataforma Substack, Hersh afirmou que a comunidade de inteligência dos Estados Unidos acredita que Kiev está desmoralizada, e as tropas ucranianas não vão conseguir romper as linhas de defesa russas.
O repórter ainda garantiu que o exército ucraniano cancelou na prática a ofensiva após semanas de grandes perdas, citando um funcionário norte-americano que tem acesso a dados da inteligência.
“Os ucranianos abandonaram a ideia de tentar tomar a Crimeia ou as quatro novas regiões russas. As tropas ucranianas não têm mais chance de vitória”, afirmou o jornalista.
Twitter/Volodymyr Zelenskyy
Comunidade de inteligência dos Estados Unidos acredita que Kiev está desmoralizada
Diante da situação de impasse no conflito entre Moscou e Kiev, “a guerra continua porque Zelensky insiste que continue”, declarou Hersh ao afirmar que nem exército ucraniano, nem a Casa Branca, discutem um cessar-fogo ou negociações para encerrar a guerra.
“Todas as declarações de Kiev sobre uma contraofensiva bem-sucedida são mentiras, as tropas ucranianas só conseguiram ficar com pedaços dispersos de terra e o ritmo de seu avanço corresponde a metros por semana”, acrescentou ele.
Sobre a manobra ucraniana, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, já havia afirmado que “não está apenas estagnada, ela falhou completamente”. “A Ucrânia perdeu 71.500 militares em suas tentativas de “alcançar resultados a qualquer custo”, acrescentou o líder.
(*) Com Sputniknews