O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (23/05) que somente um encontro com seu homólogo russo, Vladimir Putin, pode encerrar a guerra em seu território, que já dura três meses.
“Não aceito nenhum encontro com mediadores russos, mas apenas com o presidente Vladimir Putin, e deve haver apenas uma questão na mesa: acabar com a guerra”, disse o líder ucraniano, citado pela agência Ukrinform.
De acordo com Zelensky, sem a presença de Putin, as decisões não são tomadas. “Devemos estar bem cientes disso. E se estamos falando de uma decisão de acabar com a guerra, sem ele essa decisão não será tomada”, acrescentou.
Ao ser questionado sobre como a guerra terminará e se espera assinar um acordo de paz com o presidente russo, Zelensky explicou que seu país “está pagando um alto preço, mas certamente haverá uma vitória”.
Ao mesmo tempo, o presidente ucraniano explicou saber que “qualquer guerra termina com diplomacia” e “a diplomacia pode levar à paz, e a paz é o desejo de toda pessoa normal”, completou.
Wikicommons
De acordo com Zelensky, sem a presença de Putin, as decisões não são tomadas
No último domingo (22/05), o negociador russo Vladimir Medinsky disse que Moscou está disposto a retomar os diálogos em busca de um cessar-fogo na Ucrânia, assegurando que as “tratativas foram suspensas por causa de Kiev”.
Em março, as delegações dos dois países se encontraram em Istambul, mas sem sucesso. De acordo com o negociador da Ucrânia, Mikhailo Podoliak, as conversas foram suspensas, a medida que a Rússia centralizava uma ofensiva no leste do país.
(*) Com Ansa