A Ucrânia iniciou nesta terça-feira (02/08) a evacuação de mais de 200 mil pessoas residentes na província de Donetsk, que atualmente é o principal alvo da ofensiva promovida pela Rússia.
“Começou a evacuação obrigatória da região de Donetsk”, disse a vice-premiê ucraniana, Iryna Vereshchuk, acrescentando que um primeiro trem já chegou em Kropyvnytsky, centro administrativo da província de Kirovohrad, no centro país.
O pedido de evacuação ocorreu no sábado (30/08), após o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pedir que a população deixasse a região. Segundo ele, a decisão havia sido tomada por conta dos ataques russos à área leste do país.
Ainda de acordo com Zelensky, há uma parcela de ucranianos que “se recusam a sair”, mas que “isso ainda precisa ser feito”. “Se você tiver a oportunidade, por favor, fale com aqueles que ainda permanecem nas zonas de combate em Donbass. Por favor, convença-os de que é necessário sair”, disse.
Flickr/ Jernej Furman
‘Começou a evacuação obrigatória da região de Donetsk’, disse a vice-premiê ucraniana
Situada na região de Donbass, no leste da Ucrânia, Donetsk integra as repúblicas separatistas localizadas no território ucraniano, incluindo a cidades de Lugansk, que foram reconhecidas pela Rússia no início da ofensiva militar.
‘Nova fase’ de ofensiva no Donbass
No final de abril, o Exército da Rússia iniciou o que chamou de ‘nova fase’ de sua ofensiva no Donbass.
De acordo com as autoridades russas, a ação tem como objetivo conquistar a totalidade de uma parte da Ucrânia oriental que é palco de conflitos separatistas desde 2014.
(*) Com Ansa.