Sexta-feira, 13 de junho de 2025
APOIE
Menu

A União Europeia (UE) fornecerá mais 500 milhões de euros em ajuda militar para a Ucrânia, informou o Alto Comissário para a Política Externa do bloco, Josep Borrell, à margem da reunião do G7 na Alemanha, nesta sexta-feira (13/05).

“A UE fará uma contribuição adicional de 500 milhões de euros à Ucrânia para financiar a compra de armas”, disse ele, especificando que o dinheiro será utilizado para comprar “tanques, munições, blindados, artilharias pesadas e tudo o que é necessário para combater a guerra”.

Desta forma, a União Europeia contribuirá com um total de 2 bilhões de euros para combater a guerra russa na Ucrânia.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

De acordo com a ministra britânica das Relações Exteriores, Liz Truss, os países devem “manter a pressão sobre a Rússia e continuar a fornecer armas à Ucrânia”.

Na reunião, os ministros do G7 apoiaram o fornecimento de mais ajuda e armas ao governo de Volodymyr Zelensky, decisão classificada pela Alemanha como um “poderoso sinal de unidade” para “intensificar o isolamento mundial da Rússia”.

Por fim, Borrell disse estar confiante de que um embargo da UE ao petróleo russo possa ser acordado nos próximos dias.

Anúncio é feito em reunião de ministros do G7 na Alemanha; ao todo, bloco contribuiu com 2 bilhões de euros para o governo de Zelensky

Pixnio

Na reunião, os ministros do G7 apoiaram o fornecimento de mais ajuda e armas ao governo de Volodymyr Zelensky

“Devemos desistir da dependência do petróleo bruto de Moscou, se não houver acordo no nível dos embaixadores, os chanceleres, na próxima segunda-feira, terão que dar um novo impulso político e eu farei minha parte”, concluiu.

(*) Com Ansa