A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou neste domingo (12/06) que espera “união” do Conselho Europeu para conceder à Ucrânia o status de “país candidato” a entrar na UE. A declaração foi dada a jornalistas após a visita que fez a Kiev neste sábado (11/06).
“O desafio é sair do Conselho Europeu com uma posição única, que reflita a grandeza dessas decisões históricas. O meu desejo é que olhando para trás, nesses últimos 20 anos, possamos dizer que nós tomamos a decisão certa, mostrando que não somos tímidos ou temos uma mentalidade fechada”, afirmou a líder do Executivo.
Segundo Von der Leyen, repetindo o que afirmou ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, Kiev atingiu “muitos” dos seus objetivos nos últimos 10 anos e “muitos outros ainda precisam ser atingidos”. “O nosso parecer para a adesão à UE é conhecido por todos e é baseado no mérito”, disse ainda.
Conforme fontes europeias, os dossiês da Ucrânia devem ser avaliados durante essa semana pelos comissários do bloco e um anúncio sobre a concessão ou não do status de candidato deve ser anunciada após a reunião da próxima sexta-feira (17/06). Já a decisão do Conselho Europeu deve ser tomada no fim deste mês durante a cúpula de líderes.
Flickr
Os dossiês da Ucrânia devem ser avaliados durante essa semana pelos comissários do bloco