Domingo, 13 de julho de 2025
APOIE
Menu

O centro do furacão Julia atingiu no início deste domingo (09/10) o continente em uma área perto de Laguna de Perlas, na costa caribenha da Nicarágua, como um ciclone de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, com máximo de 5.

Dados de satélite e radar indicam que o centro do furacão atingiu a região com ventos máximos de 140 quilômetros por hora, segundo indicou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. 

A agência, em um boletim emitido às 9h deste domingo, indicou que Julia traz condições perigosas de furacões e tempestades para partes da costa da Nicarágua, o que pode levar a inundações e deslizamentos de terra com risco de vida.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Até aquele momento, o furacão apresentava um movimento para oeste a 26 quilômetros por hora, trajeto que manteria até a noite de domingo, quando faria uma leve curva para oeste-noroeste, segundo os especialistas. 

“Espera-se que Julia cruze a Nicarágua hoje e emerja no leste do Pacífico esta noite. O furacão está previsto para se deslocar perto ou ao longo das costas do Pacífico de Honduras, El Salvador e Guatemala na segunda-feira”, completaram. 

Com 140 quilômetros por hora, ciclone atinge costa de país caribenho; especialistas apontam que tempestade chegue a Honduras, El Salvador e Guatemala na próxima segunda-feira (10/10)

Twitter/ Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Ciclone está na categoria 1 na escala Saffir-Simpson, com máximo de 5

As autoridades nicaraguenses realizaram esforços de evacuação em massa da população no último sábado (08/10). “Ao meio-dia, como planejado, a maioria das famílias de altíssimo risco nas áreas costeiras do Caribe foram evacuadas”, disse a jornalistas o diretor do Sistema Nacional de Prevenção, Mitigação e Atenção a Desastres (Sinapred),  Guillermo González.

“Estamos falando daquelas comunidades que estão na zona sul do Caribe, já na zona norte as populações das ilhas Miskito estão praticamente mobilizadas”, acrescentou o funcionário.

O Governo do Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, também declarou estado de alerta amarelo para todo o território nacional. 

No último sábado (08/10), o que ainda era uma tempestade atingiu o arquipélago colombiano de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, localizado na costa atlântica da Nicarágua.

Como medida preventiva, o governo colombiano de Gustavo Petro declarou um alerta máximo na região, onde também se aplica um toque de recolher, também foram criados centros de evacuação por todo o arquipélago. 

Petro também pediu aos hotéis das ilhas caribenhas que sirvam de refúgio para os moradores locais. 

(*) Com Telesur