Após um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter ser registrado na segunda-feira (19/09) no estado mexicano de Michoacán, costa oeste do país, autoridades mexicanas afirmaram que o desastre provocou a morte de duas pessoas e danificações em mais de três mil prédios de serviços e casas.
O tremor ocorreu às 13h05 (horário local) a uma profundidade de 10km, e o epicentro foi localizado a 42 quilômetros de La Placita de Morelos, no estado de Michoacán.
Segundo o jornal mexicano Excelsior, o governador de Michoacán, Alfredo Ramírez Bedolla, afirmou que, apesar dos danos, a natureza “foi benevolente e tivemos sorte”. A fala de Bedolla leva em conta a magnitude do terremoto e a o número de mortos até o momento contabilizado.
Na Cidade do México, localizada a 440km do epicentro, moradores saíram às ruas relatando sentir os abalos do terremoto, motivo pelo qual a Catedral Metropolitana da capital mexicana foi fechada após sofrer pequenos deslizamentos de terra.
En Maruata, evaluamos las afectaciones materiales y daños que dejó el sismo. Estamos dándoles acompañamiento en estos momentos difíciles y seguiremos brindándoles todo nuestro apoyo.#HonestidadYTrabajo pic.twitter.com/X8nOQ6rxQi
— Alfredo Ramírez Bedolla (@ARBedolla) September 19, 2022
O fenômeno foi registrado no dia que marcou o aniversário dos terremotos de 19 de setembro de 1985 e de 2017, considerados os mais destrutivos da história recente do país.
Após o abalo, a prefeita do município de Michoacán, Araceli Saucedo Reyes, propôs, segundo o veículo mexicano El Universal, que todo 19 de setembro seja considerado feriado para “salvaguardar a saúde e a integridade dos estudantes, trabalhadores e suas famílias”.
(*) Com Ansa e Telesur