O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA). O encontro deste ano foi realizado nos Emirados Árabes e o de 2024 ainda não tem sede definida.
“Se todos falavam da Amazônia, por que, então, não fazer a COP num estado da Amazônia, para que eles conheçam o que é? O que são os rios, as florestas, a fauna. O pessoal se prepare porque vai ter gente do mundo inteiro e vão ficar maravilhados com a cidade de Belém”, afirmou o presidente.
Lula anunciou o evento nesta sexta-feira (26/05) ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Segundo o presidente, como a floresta amazônica era o principal tema de debate nas conferências das quais participou, em Paris e Copenhague, além do Egito, ele decidiu sugerir que a COP fosse realizada na região, para que as pessoas pudessem conhecer a floresta e suas riquezas.
Twitter/Lula – Foto do Ricardo Stuckert
Lula anunciou evento ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
“Será a primeira vez que teremos uma reunião dessa magnitude sobre mudanças de clima no Brasil e na cidade de Belém”, afirmou o embaixador.
O governador do Pará disse ser um privilégio para o Brasil e o Pará sediar uma conferência tão relevante. “É uma satisfação grande. O Estado do Pará e Belém estão ávidos para receber a todos, e trabalhando para que possamos, por um lado, fazer um belo evento, mostrarmos que a Amazônia está preparada para receber o planeta, mas por outro também para a construção do desenvolvimento sustentável em favor da região”.
O presidente Lula colocou o governo federal à disposição do Estado para ajudar no que for necessário para o evento, e disse ter certeza de que os visitantes vão ficar maravilhados com a cidade de Belém. “Como o povo do Pará é um povo alegre, festeiro e competente, tenho certeza de que o Pará vai encantar o mundo. Estamos juntos para fazer a melhor COP que já aconteceu”, concluiu.