O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que está no Egito para a COP27 (27º Conferência do Clima das Nações Unidas), informou no último sábado (05/11) que propôs à Colômbia e ao Brasil uma “cúpula sul-americana em defesa da Amazônia”.
“Uma proposta que discutimos com o presidente colombiano Gustavo Petro, e que também discuti com o presidente eleito do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, é retomar a defesa da Amazônia”, disse o chefe de Estado venezuelano.
Ele mencionou que o objetivo é a recuperação da Amazônia, e reverter, de forma clara, “todos os processos de destruição da região, que é o grande pulmão do mundo”.
Segundo destacou o líder venezuelano, o objetivo desta proposta é “reativar a organização do tratado de defesa da Amazônia, e trazer propostas concretas para que a humanidade e os poderosos governos do mundo se comprometam a financiar a recuperação das florestas”.
Twitter/Nicolás Maduro
Maduro ofereceu tais declarações à imprensa após sua chegada ao Egito, onde participará da COP27
Maduro ofereceu tais declarações à imprensa após sua chegada ao Egito, onde participará da 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), que acontece de 6 a 18 de novembro em Sharm el-Sheik.
O presidente venezuelano ainda mencionou que neste encontro internacional “a Venezuela será a voz dos países do sul e dos estados membros da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP)”.
(*) Com Telesur