O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de “grande desastre federal” em Louisiana na tentativa de recuperar áreas atingidas na passagem do furacão Ida na região.
O decreto, emitido no domingo (29/08), garante empréstimos “a baixo custo” para auxiliar aqueles que perderam “propriedades não seguradas”. “A assistência pode incluir subsídios para habitação temporária e reparações domésticas, empréstimos a baixo custo para cobrir perdas de propriedades não seguradas e outros programas para ajudar os indivíduos e os empresários a se reerguerem das consequências do desastre”, diz o documento.
Apesar de ter perdido força ao entrar no território, sendo reclassificado como uma tempestade tropical (com ventos até 96km/h), o Ida deixou um rastro de destruição, além de uma vítima.
Nova Orleans atingida pelo furacão Ida
Uma das cidades mais atingidas foi Nova Orleans, que vive uma nova situação extrema 16 anos após a passagem do Katrina, e continua no escuro desde a noite deste domingo. Mas, segundo o governo local, outras 25 localidades tiveram também grandes danos, como alagamentos.
Ao todo, mais de um milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica em Louisiana e também cerca de 70 mil pessoas no estado do Mississippi. A chegada do furacão Ida, categoria 4 com ventos de até 240km/h, foi tão intensa que foi fotografada pela Estação Espacial Internacional (ISS).
O governo da Louisiana considerou o Ida o segundo maior furacão a atingir o estado desde o Katrina e um dos mais fortes da história.
(*) Com Ansa.
U.S. Coast Guard
Decreto emitido no domingo (29/08) garante empréstimos para auxiliar aqueles que perderam ‘propriedades não seguradas’