O forte temporal que foi seguido de deslizamentos de terra e matou ao menos 36 pessoas no litoral norte de São Paulo, em meio ao carnaval, ganha as manchetes na França. O jornal Le Monde informa que o presidente Lula irá visitar a área de São Sebastião nesta segunda-feira (20/02).
Em 24 horas, 600 mm de chuva foram registrados em São Sebastião, o município mais atingido, ao lado de Ubatuba, no momento em que todo o litoral norte está lotado no feriado prolongado do carnaval. Os deslizamentos de terra engoliram 50 casas. Le Monde reproduz a declaração do prefeito da cidade, Felipe Augusto, que alertou que ainda havia pessoas soterradas.
O site do jornal informa que o governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, sobrevoou no domingo a área afetada pelas fortes chuvas. Ele declarou o estado de calamidade pública em seis municípios e liberou R$ 7 milhões para a região.
Mais de 130 equipes trabalham em áreas de difícil acesso, utilizando 23 veículos e sete aviões. O Exército brasileiro, a Polícia Militar, bombeiros e grupos especializados de defesa civil foram mobilizados para ajudar os sinistrados, escreve o Le Monde, segundo informações fornecidas pelo governo de São Paulo. Nesta segunda-feira, outros 80 policiais irão reforçar as operações de resgate.
Governo do Estado de São Paulo
Estragos causados pelas chuvas fortes que atingiram São Sebastião, no litoral norte de São Paulo
'Efeitos da mudança climática'
“O Brasil, que sofre os efeitos da mudança climática, é afetado por repetidos desastres naturais, como em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde mais de 230 pessoas morreram em consequência das fortes chuvas de 2022”, conclui a reportagem.
Os jornais 20 Minutos, Ouest France, JDD, assim como o portal de notícias France Info, os canais de TV TF1 e CNews, entre outros, evocam imagens “dramáticas” e “impressionantes” das operações de salvamento, que provocam comoção no Brasil e no exterior.