O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou em suas redes sociais nesta sexta-feira (26/05) que o Brasil foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sede da COP30, a cúpula climática mais importante da diplomacia global.
Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o petista prometeu a “melhor COP da história”.
Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP 30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o @helderbarbalho e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP… pic.twitter.com/exjqTTeuyt
— Lula (@LulaOficial) May 26, 2023
O encontro está marcado para novembro de 2025 e ocorrerá na cidade de Belém, capital do Pará.
O chanceler Mauro Vieira destacou que esta é a “1ª vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança do clima no Brasil”.
Ricardo Stuckert
Lula fez anúncio da escolha de Belém como sede da COP 27 ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, e do chanceler Mauro Vieira
Como presidente eleito em novembro de 2022, Lula anunciou pela primeira vez o plano brasileiro de sediar uma COP.
Durante discurso no Egito durante a COP27, o presidente defendeu a candidatura brasileira pela primeira vez.
Após ser empossado, Lula recolheu apoio e conseguiu declarações favoráveis ao seu plano da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), da China, Portugal, entre outros países.
“Eu já participei de COP no Egito, já participei de COP em Paris, já participei de COP em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia. Então eu dizia assim: ‘por que então a gente não faz a COP no estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia’”, afirma Lula no vídeo do anúncio.