A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (04/05) que um acordo com a empresa chinesa China Energy International para uma parceria em projetos de geração e exploração de energias renováveis no Brasil.
O acerto foi concluído em uma reunião entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o presidente da estatal chinesa, Lyu Zexiang, realizada em Brasília.
Segundo comunicado da estatal brasileira, as empresas concordaram em criar um grupo de trabalho para analisar a oportunidades de negócios nessa área, o qual começará a atuar no segundo semestre deste ano e será liderado pelo diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.
“Queremos nos firmar como a maior empresa de energia integrada do Brasil. Temos preços competitivos, bons parceiros, grandes projetos e estamos olhando novas oportunidades de negócios”, enfatizou Prates.
Tomáz Silva / Agência Brasil
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates comemorou acordo selado com a China Energy International
Por sua parte, a empresa chinesa também divulgou um comunicado explicando que possui um orçamento equivalente a cerca de R$ 99,5 bilhões para investimentos fora da China, e que uma parte importante deste montante poderá ser destinada ao Brasil.
Um dos focos do acordo entre a Petrobras e a China Energy International será a produção do chamado “hidrogênio verde”.
A China Energy International tem buscado explorar áreas como armazenamento de energia, e tem projetos e estudos com hidrogênio e amônia verdes. A estatal chinesa também atua na área de saneamento básico e dessalinização.