Mitsubishi vai transferir parte da produção para o Brasil
Mitsubishi vai transferir parte da produção para o Brasil
A Mitsubishi vai ampliar seu parque industrial no Brasil, transferindo parte da produção para a fabricante MMC Automotores do Brasil, para reduzir o impacto do fortalecimento do iene em seus custos de produção.
A transferência deve começar em abril, início do ano fiscal. O objetivo da Mitsubishi é instalar no Brasil sua base de exportação para toda a América Latina, devido às tarifas favoráveis para trocas comerciais dentro do Mercosul e ao acordo automotivo entre Brasil e México, que reduziu o imposto para 8%.
A notícia, veiculada pelo jornal Nikkei, foi confirmada pela assessoria de imprensa da montadora japonesa no Brasil – que, no entanto, disse que só poderá divulgar os pormenores da operação daqui a 60 dias, pois ainda está em processo de negociação.
A companhia planeja ainda aumentar sua produção no Brasil de maneira progressiva, até chegar aos 50 mil veículos anuais, empregando chassis, motores e outras autopeças fabricadas no Japão.
O analista de mercado Vitor Meizikas, da empresa Molicar, pensa positivamente a respeito da decisão da Mitsubishi e acha que esta pode se tornar uma tendência. “A própria Hyundai está vindo”.
Assim como grande parte das montadoras, a Mitsubishi sofreu queda nas vendas nos últimos meses e prevê prejuízo de 500 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão) no período abril de 2008 a março de 2009.
Montadoras asiáticas cortam produção
A Nissan, terceira maior montadora japonesa, anunciou redução de 60% em sua produção em janeiro passado, frente ao mesmo mês de 2008, e previu que os cortes podem chegar a 70% em fevereiro.
A sul-coreana Hyundai anunciou que fechará, a partir de hoje e durante nove dias, sua fábrica de Ulsan, a sudeste de Seul, onde produz o modelo Tucson, segundo a agência Yonhap.
GM perdeu US$ 31 bilhões em 2008
A General Motors, maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos, informou hoje que perdeu US$ 30,9 bilhões em 2008, após prejuízo de US$ 9,6 bilhões no último trimestre do ano. Em 2007, a perda havia sido de US$ 43,3 bilhões.
A empresa informou que, no conjunto do ano, a GM na América do Norte perdeu US$ 14,1 bilhões (US$ 10,8 bilhões a mais que em 2007), dos quais US$ 3,5 bilhões corresponderam ao último trimestre. Na Europa, a montadora perdeu US$ 2,8 bilhões em 2008 (US$ 2,3 bilhões a mais que em 2007), dos quais US$ 1,9 bilhão nos três últimos meses do ano.
Na América Latina, África e Oriente Médio, perdeu US$ 181 milhões no quarto trimestre, mas terminou 2008 com US$ 1,3 bilhão positivo, igual a 2007. Finalmente, na Ásia-Pacífico, houve prejuízo de US$ 917 milhões no último trimestre de 2008, totalizando US$ 800 milhões no ano.
Patentes na OMC é uma derrota para os países do Sul Global
Pandemia de covid-19 reativou a debate sobre a quebra de patentes para medicamentos e vacinas. Apesar de sua união em torno do tema, países subdesenvolvidos sofreram uma derrota
No dia 17 de junho, saiu fumaça branca das chaminés da Organização Mundial do Comércio (OMC). A entidade, responsável pela regulação de patentes internacionais, anunciou que chegara a uma conclusão sobre as vacinas contra o coronavírus. Tratava-se do pedido de isenção do acordo TRIPS – sigla em inglês para Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio. Firmado na virada do século, tal compromisso obriga os países-membros da OMC a adotar padrões mais rigorosos de proteção patentária. Consequentemente, encarece o acesso às inovações tecnológicas, inclusive no setor farmacêutico. Mas a decisão final foi amplamente criticada por ativistas da saúde e movimentos populares em todo o mundo, já que a OMC rejeitou a isenção total do TRIPS.
Em 2020, diante da disseminação do novo coronavírus, África do Sul e Índia protocolaram a proposta de isenção do Acordo, que obteve amplo apoio dos países em desenvolvimento e de baixa renda – com exceção do Brasil. A nova decisão foi saudada pelo Secretariado da OMC e por representantes de países ricos como um resultado sem precedentes, mas ativistas condenam que, na prática, a decisão não atende as necessidades mínimas da maior fatia do mundo. “Houve um esvaziamento da proposta pelos países mais ricos. O texto perdeu totalmente sua força, não trouxe nada novo”, explica Felipe Carvalho, Coordenador Regional da Campanha de Acesso do Médicos Sem Fronteiras ao Outra Saúde.
A conclusão do órgão concedeu uma exceção temporária à restrição das quantidades de vacinas que podem ser exportadas sob licença compulsória; diagnósticos e tratamentos não estão incluídos e devem obedecer ao limite de exportação durante o tempo de licença compulsória – decretada durante emergências sanitárias, como é o caso da pandemia. Além disso, a concessão vale apenas para responder à covid-19 e não tem validade diante de outras crises de saúde. O acordo final não inclui o compartilhamento de segredos comerciais e know-how de fabricação, o que prejudicará a produção de vacinas com tecnologia avançada por países de baixa renda – como é o caso dos imunizantes de RNA.
Carvalho conta que o problema é abordado com frequência em reuniões escpecais da OMS e da ONU. “Existe um consenso entre especialistas e órgãos multilaterais de que as patentes causam constantes crises de acesso e inovação na saúde”. Em maio, o The Guardian divulgou que a Pfizer lucrou 25,7 bilhões de dólares só no início de 2022 – mais da metade do valor está relacionado à venda de vacinas contra a covid-19. Tim Bierley, ativista do Global Justice Now, denunciou ao jornal britânico que apesar do apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras organizações, a farmacêutica seguia se recusando a compartilhar a tecnologia de produção do imunizante. O diretor da OMS, Tedros Adhanon, afirmou em 2021 que a pandemia estava sendo prolongada por uma “escandalosa desigualdade” diante do acúmulo de doses de imunizantes por países ricos enquanto países pobres não conseguiam avançar em sua meta de vacinação em massa.
“Desde a criação do acordo TRIPs nós temos um cenário de constantes crises de acesso a medicamentos essenciais”, conta Felipe. Ele relembra o caso emblemático da epidemia de HIV/AIDS, na década de 1990. “Em 1996 surgiu a primeira terapia para a doença. As pessoas pararam de morrer e passaram a conviver com o vírus. Mas essa terapia não chegou nos países onde o cenário era mais grave”, explica. O ano de 1996 foi também quando o acordo TRIPS entrou em vigor, após sua criação em 1994 e preparação em 1995. “A partir daí se criou uma coalizão na sociedade civil, da qual fazemos parte, chamada Movimento de Luta pelo Acesso a Medicamentos. A pergunta era: por que os preços eram tão altos e o tratamento se tornava inacessível para milhões de pessoas? Nos aprofundamos no sistema de patentes e entendemos que o monopólio era a causa”, relembra.
Apesar do TRIPS possuir cláusulas que permitem flexibilizações, elas são de difícil utilização devido a dois fatores principais: sua não-incorporação completa em leis de países-membros e a pressão que as farmacêuticas exercem sobre as decisões da OMC. Na década de 1990, diante da grave situação vivida na África do Sul – país com maior número de mortes pela AIDS na época – o governo então liderado por Nelson Mandela aprovou uma das medidas previstas no TRIPS para importar genéricos. Na ocasião, Mandela sofreu o processo de 39 farmacêuticas que se opuseram à decisão tomada para conter a crise de saúde pública. Apesar da derrota das corporações na justiça, “esse é um exemplo de como essas empresas e seus países-sede tentam barrar as normas legítimas existentes no TRIPS”, exemplifica Carvalho.
A OMC é uma instituição formada por 164 membros e opera com base na tomada de decisões por consenso. “A OMC falhou em fornecer uma isenção. O acordo coloca os lucros à frente das vidas e mostra que o atual regime de propriedade intelectual falha em proteger a saúde e promover a transferência de tecnologia. Essa não-renúncia estabelece um mau precedente para futuras pandemias e continuará a colocar vidas em risco” declarou Lauren Paremoer, médica e integrante do Peoples’ Health Movement na África do Sul.
A Health Action International, referência no trabalho para expandir o acesso a medicamentos essenciais, argumentou em nota que a decisão da OMC impõe obstáculos ao licenciamento compulsório, uma das poucas flexibilidades existentes no TRIPS, em troca de uma abertura tímida para a facilitação da exportação de vacinas. Outras entidades representantes da sociedade civil já denunciaram a atuação dos países ricos e vêm aumentando a pressão sobre os governos. O objetivo, segundo seus porta-vozes, é que sejam tomadas medidas concretas para desafiar as regras de monopólio farmacêutico da OMC e garantir mais acesso a medicamentos e tecnologias.