Em entrevista concedida à emissora norte-americana Fox News, exibida na noite desta segunda-feira (19/03), o presidente Jair Bolsonaro defendeu a construção do muro na fronteira dos EUA com o México e afirmou que a maioria dos imigrantes não tem boas intenções.
“A grande maioria dos imigrantes em potencial não tem boas intenções nem quer o melhor ou fazer bem ao povo americano”, disse o mandatário.
Além de manifestar apoio às políticas restritivas migratórias de Donald Trump, Bolsonaro afirmou que a democracia do continente latino-americano depende de tais projetos.
“Eu gostaria muitos que os EUA levassem adiante a atual política de imigração, porque em larga medida nõs devemos a nossa democracia no Hemisfério Sul aos Estados Unidos”, afirmou o presidente brasileiro.
Milícias e Marielle Franco
Questionado sobre seu relacionamento com o assassino de Marielle Franco, Bolsonaro negou que tenha qualquer ligação com milícias e com os dois ex-policiais acusados pela morte da vereadora carioca, assassinada no Rio de Janeiro em março do ano passado.
“Só ouvi falar de Marielle Franco depois que ela foi morta. E mais uma coisa: que motivo eu teria para ser o mandante de um tipo de assassinato como esse? Eu nem a conhecia”, disse o mandatário.
Bolsoanro ainda afirmou que “muitos policiais militares do Rio de Janeiro são bons amigos meus. Por coincidência um desses supostos assassinos de Marielle morava do lado oposto da minha rua”. O presidente se refere ao sargento reformado Ronnie Lessa, preso na semana passada, o qual vive no mesmo condomínio na Barra da Tijuca que o presidente.
“Eu nunca vi aquele senhor no meu condomínio”, disse. “Só descobri que ele morava lá depois que as notícias se tornaram públicas”, afirmou Bolsonaro. No entanto, um dos filhos de Bolsonaro, Jair Renan, de 20 anos, já teria namorado uma filha de Lessa, além do próprio presidente aparecer em fotos ao lado de milicianos.
Lessa foi denunciado junto com o ex-policial Élcio Queiroz pelo assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes. A polícia não trabalha com nenhuma linha de investigação que relacione Bolsonaro ao crime. “A mídia, que sempre me criticou, tenta estabelecer uma conexão direta, mas nunca vi esse senhor no meu condomínio”, defendeu-se Bolsonaro na entrevista.
O presidente está em viagem oficial aos Estados Unidos e concedeu entrevista à Fox News na tarde desta segunda (18/03), na Blair House, onde está hospedado em Washington.
Palácio do Planalto
Bolsonaro afirmou que a democracia do continente latino-americano depende dos EUA