O acidente com dois trens em Bad Aibling, na Alemanha, que deixou 11 mortos e mais de 80 feridos no dia 9 de fevereiro, foi causado por falha humana no controle de tráfego. A informação foi divulgada nesta terça-feira (16/02) pelo procurador-geral Wolfgang Giese, responsável pelas investigações.
Segundo Giese, o erro partiu do despachante dos trens, responsável por liberar os comboios para circular: ele acabou por direcionar os dois veículos para o mesmo trilho, um contra o outro. “Se o despachante tivesse atuado como sempre, de acordo com as regras, não teria acontecido a colisão”, disse, em entrevista coletiva de imprensa.
Agência Efe
Acidente que deixou 11 mortos na Alemanha foi causado por falha humana, diz procurador
NULL
NULL
De acordo com a companhia de trens alemã Deutsche Bahn, o acidente ocorreu por volta das 6h40 (horário local, 1h40 no Brasil) do dia 9 e envolveu duas composições regionais (que carregam menos passageiros que um trem internacional ou de alta velocidade, por exemplo). Elas faziam o trajeto entre as cidades de Rosenheim e Holzkirchen, na Baviera.
Os comboios que se chocaram eram do mesmo modelo (Meridian) e pertenciam à empresa francesa Transdev, controladora da BOB (Bayerische Oberlandbahn), responsável por parte do transporte ferroviário no sul bávaro.
O acidente só não foi maior por ser período de férias escolares na região, o que faz com que os trens circulem com menos passageiros.